Estude grátis para concursos e exame da OAB

domingo, 29 de maio de 2011

Problemas da política brasileira


A política brasileira é considerada corrupta, oligárquica e por que não dizer, representada por neoliberais. Esses pequenos grupos dominam o país à séculos, e com o apoio da mídia perpetuam seu poder.
No que se refere à corrupção, parece que essa já se tornou algo normal para a população. Todos os dias os jornais emitem notícias sobre o assunto e nada é feito. No "ranking" mundial de corrupção o Brasil está entre os primeiros.
Existe também no Senado e na Câmara dos Deputados uma bancada ruralista formada por antigos coronéis oriundos do coronelismo que travam todas as possibilidades de ocorrer a reforma agrária.
Essa situação é agravada pois as leis constitucionais que se referem às eleições criam um sistema desigual onde, no horário eleitoral gratuito, pequenos partidos tem menos tempo para expor suas ideias do que os grandes partidos.
Todos esses fatos fulminam em um sistema político  que representa os interesses neoliberais enfraquecendo o Estado, e promovendo as desigualdades sociais.
Diante o exposto, pode se concluir que a política brasileira é falha, corrupta, não voltada aos interesses de desenvolvimento social, e sim aos interesses do capitalismo neoliberal.

Nenhum comentário: