Estude grátis para concursos e exame da OAB

terça-feira, 14 de junho de 2011

Televisão: vilã ou heroína?


A televisão é um dos meios de comunicação mais usados atualmente. Pelo seu uso ter pontos positivos e negativos, surge a pergunta: seria a tevê vilã ou heroína em nossas vidas? Para responder a essa pergunta temos que analisar as duas vertentes do problema.
Primeiramente, como pontos positivos na utilização da televisão temos: as informações do dia-dia no mundo que chegam por meio dos jornais,, o entretenimento proporcionado pelos esportes e filmes além da possibilidade de se estudar via-satélite aumentando a gama de conhecimentos do telespectador.
Por outro lado, deve-se tomar cuidado com toda a informação que chega por meio da tevê, pois as elites dominantes, adeptas de métodos neoliberais, usam a televisão como meio de alienação e aculturação da massa alterando informações e criando o ciclo vicioso da sociedade de consumo.
Outro fator negativo do uso da tevê é o fato da separação das pessoas, que antes se reuniam nas praças para discutir diversos assuntos, como problemas sociais, mas agora  se isolam em ambientes separados, cada uma assistindo a programação de seu interesse individual.
Diante do exposto pode-se afirmar que a televisão nem é vilã, nem é heroína em nossas vidas, e sim um meio de se captar informações e entretenimento, mas que deve ser usado com olhar crítico, não se deixando influenciar ou alienar com as informações distorcidas que eventualmente surgirão na programação diária.