Estude grátis para concursos e exame da OAB

sábado, 2 de abril de 2011

A importância da educação

            Os pilares da sociedade são a saúde, a segurança e a educação, mas infelizmente o Brasil não está bem servido destes serviços. Isso é possível se afirmar pois é visivelmente catastrófica a situação de ambos no âmbito estatal, e por isso, é preciso que haja uma grande vontade política para mudar essa situação, principalmente no setor educacional.
            Gastar em educação é o melhor investimento que o Estado pode fazer pelo seu povo. Isso por que a educação é uma peça fundamental para o desenvolvimento humano, e por que não dizer, no desenvolvimento econômico do país. A educação é um serviço que está diretamente ligado a melhorias em todos os outros setores, vide saúde e segurança pública.
            Na saúde, podemos citar os benefícios da educação quando tratamos da prevenção de doenças. Hoje, sabe-se que o estado gasta muito mais curando doenças de pacientes do que gastaria se as prevenisse. Ou seja, com uma educação de qualidade as pessoas iriam se prevenir mais e adoecer menos, com isso, diminuiria o número de pessoas em hospitais, os riscos de infecções hospitalares e por conseguinte, os gastos públicos.
            No tocante ao desenvolvimento econômico podemos citar a qualificação profissional. Um cidadão bem formado pelo Estado estará com sua empregabilidade assegurada, com isso, estará apto a trabalhar e gerar riquezas para o país. Quanto mais desenvolvida a educação do país, mais bens de relevância econômica este produzirá, com isso, mais riquezas serão absorvidas pelo Estado.
            Esses benefícios ainda se estendem para a segurança pública. Isso ocorre quando o Estado, já com os frutos do desenvolvimento econômico oriundos dos investimentos na educação, promove a divisão de renda. Estudos recentes já comprovam que a divisão de renda é diretamente ligada à violência. Um país que tem boa divisão de renda, tende a ter menos violência.
            De posse de todos esses dados podemos afirmar que a educação é de primordial importância no desenvolvimento de uma nação, seja no lado humanístico, seja no lado econômico. Cabe ao estado promover uma valorização neste setor, pois os frutos são compensadores em todas as escalas, formando uma base sólida para o país.

Um comentário:

Anônimo disse...

As políticas públicas do Brasil ao serem planejadas parecem ser totalmente distorcida da realidade nacional. No tocante à educação isso é bem explicito. Recentemente foi implementada uma política nas escolas públicas, no qual, os professores receberiam um note ou nete book para que assim, pudessem efetuar um planejamento adequado de suas aulas e etc. Não que isso não seja necessário, mas será que isso terá alguma repercussão quanto a melhoria da qualidade da educação? Será que isso surtirá algum efeito? Bem, acho que o dinheiro gasto com a aquisição desses produtos e de sua manutenção poderia ser reinvestido em algo bem mais proveito para a educação pública, como por exemplo, construção ou reformas nas bibliotecas das escolas, construção de salas com equipamentos multimidias, entre outras melhorias. Por fim, fica a pergunta, o que o governo pensa sobre a educação pública do país? Qual seu verdadeiro interesse em perpetuar essa precariedade desse serviço tão essencial para o desenvolviemtno do país? O que nos resta, é observar essas contradições governamentais, aborda-las de forma crítica e debate-las objetivando o que estamos fazendo aqui, levantando perguntas, viabilizando a sua solução.