Estude grátis para concursos e exame da OAB

sábado, 23 de abril de 2011

Qual a solução para este mundo?


O mundo passa por problemas gravíssimos atualmente. De um lado o desemprego, de outro a violência urbana e a desigualdade social, além da poluição demasiada. Estes são somente alguns dos problemas do nosso planeta, e a primeira vista não existem soluções.
A cada dia que passa temos mais e mais notícias de problemas relacionados ao desemprego. A taxa de desempregados só aumenta, e o número de empregos criados nas indústrias só diminue. Isso tudo ocorre devido as políticas de investimentos em fundos informacionais. O capital dos grandes empresários está sendo mais investido em capital especulativo do que na criação de novas empresas e indústrias. Essa política culmina no desemprego em massa e na formação de um grande exército de reserva e por que não dizer, de famintos.
Este problema causa outro por tabela, a desigualdade social. Estudos já mostram que a violência urbana não está ligada diretamente à pobreza, e sim a desigualdade social, pois o impulso de roubar surge quando o indivíduo percebe que na mesma sociedade existem pessoas convivendo com direitos materiais desiguais. Este choque causa revolta, e por isso ele parte para o assalto em busca do que lhe é negado socialmente. Hoje a desigualdade social é tão gritante no mundo que, mesmo em países que adotaram a pena de morte, não se vê a diminuição da violência urbana.
                Além destes problemas sociais ainda temos que enfrentar a problemática da poluição mundial. Este é um problema tão grave quanto os dois primeiros e a tendência é só piorar. Os países não sabem mais o que fazer com seu lixo. O Japão por exemplo está embarcando seu lixo em grandes fragatas e o jogando em fossas abissais no meio do oceano. O número de habitantes só aumenta e por tabela o montante de lixo. As indústrias que utilizam combustíveis fósseis poluem cada vez mais. As queimadas nas florestas ainda pioram o que já está péssimo, e atrelado a isso tudo está o efeito estufa.
                Sendo assim, como podemos acabar com estes problemas? A tarefa é difícil, mas não é impossível. Os dois primeiros estão diretamente ligados à desigualdade social. Um país que tem sua riqueza melhor dividida entre os habitantes sofre menos de desemprego e de violência urbana. Uma nação que investe mais em desenvolvimento de tecnologias tem uma sociedade mais culta em virtude dos investimentos em educação, por tabela, são criadas mais fábricas que empregarão o pessoal acabando com o desemprego, consequentemente, diminuindo a violência. Uma sociedade cultural surge deste raciocínio, sendo assim, a preocupação com o meio ambiente também aumenta. As fábricas surgem em meio a essa realidade, e por tabela, poluem menos.
                Como pode-se ver, existe solução para o mau que assola o mundo, basta não só vontade política de nossos governantes, mas que esta mudança que queremos surja nas ações de cada um de nós como por exemplo, cobrar por mudanças juntos aos políticos.               

Nenhum comentário: