Estude grátis para concursos e exame da OAB

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ideia brilhante! Sensor de smartphone recebe dados por luz

Tecnologia LIFI transmite dados por luz LED e recebe por infravermelho.

Seu próximo instrumento de emissão de sinal de internet poderá ser uma luminária. Nos últimos anos muitas empresas têm trabalhado com LIFI, um padrão de rede sem fio que usa luz led para enviar dados ao invés de ondas de rádio. Na CES 2014, a empresa francesa Oledcomm exibiu um dispositivo capaz de transmitir dados à velocidades de banda larga usando a luz de uma lâmpada . E a empresa SunPartner Technologies revelou o Wysips Connect, um sensor de smartphone que tanto emite dados como recebe usando os raios de luz como forma de transmissão e emissão. Tivemos a chance de verificar essa tecnologia de e nos espantamos, não só pela sua capacidade de enviar dados usando lâmpadas comuns, mas pelo seu potencial para serviços de localização em interiores.
 
Usando LIFI os proprietários de edifícios em breve serão capazes de instalar luzes do teto para rastrear sua localização com mais precisão do que antes e capazes de oferecer feeds de dados com base em sua localização. Em nossa breve demonstração usamos um telefone com um sensor Wysips e o colocamos sob uma série de lâmpadas. À medida que se mudou de uma lâmpada para outra um aplicativo no dispositivo nos deu dados de direções com base em nossa localização. A tecnologia LIFI permitiria, por exemplo, que em um ambiente de varejo o cliente pudesse coletar detalhes dos produtos e até de preços e promoções de acordo com o tipo de iluminação do local.
Todas as luzes que usamos em nosso teste foram LED, lâmpadas padrão como você poderia comprar em qualquer loja. No entanto, elas tinham pequenas caixas LIFI ligadas a seus cabos de alimentação. Embora o processo seja imperceptível a olho nu, as caixas LIFI fazem com que as luzes pisquem em velocidades extremamente altas. O sensor de smartphones lê esses padrões cintilação e interpreta-os como dados. Um representante Wysips disse que o protótipo atual só é capaz de receber dados LIFI a uma taxa de 24 Kbps, mas ele espera que as futuras versões do protótipo possam alcançar velocidades de 1 Mbps. Mesmo assim, se você está recebendo apenas pequenos pedaços de dados, como coordenadas de localização, 24 Kbps é mais do que suficiente. Como a geração anterior de sensores Wysips o Connect também pode usar a luz para carregar.
 
Em outra área do estande foi utilizado um laptop Macbook que estava ligado a um receptor Oledcomm LIFI debaixo de uma lâmpada ligada a um roteador padrão. Quando naveguei pela Web no laptop as páginas da Web e streaming de vídeo carregaram com perfeição com uma taxa de transferência máxima de 10 Mbps; chegou perto das velocidades de muitos provedores caseiros que variam de 10 a 20 Mbps. Nesta configuração a luz foi usada somente para enviar dados para o notebook, já o mesmo enviava os dados via infravermelho para um sensor instalado na lâmpada LIFI . Um representante Oldecomm disse que em redes LIFI futuras os dispositivos também poderão ter as suas próprias lâmpadas LED para upload.

Por enquanto a tecnologia LIFI é pouco provável para substituir nosso Wi-Fi, 4G e outras conexões de ondas de rádio, mas parece que há um futuro brilhante para a rede baseada em luz. Não só podem luzes LIFI habilitadas serem utilizadas para transmitir dados de localização em interiores, como também elas podem oferecer um nível de segurança física que você não vai encontrar em outras soluções sem fio. Se você tem que estar sob a luz para obter os dados, um hacker sentado à vários metros de distância provavelmente não terá acesso a esses dados. E apesar de que o melhor demo da Oledcomm só chega à 10 Mbps, uma equipe de pesquisadores britânicos chegaram recentemente à velocidades de 10 Gbps usando LIFI em um avançado laboratório.

Nós estivemos rastreando tecnologias de sensores de energia solar por alguns anos e até agora só nos decepcionamos, pois ninguém ainda conseguiu utilizá-los em nenhum spartphone. No entanto, com a adição de conectividade LIFI a capacidade de carregamento solar torna-se um benefício secundário e todo o sensor torna-se mais interessante para os “OEMs”. Enviar dados por luz é o futuro e a Wysips inova ao trazer essa tecnologia para telefones. Quer se trate de Wysips ou outro produto , a tecnologia LIFI tem um futuro brilhante .

Vídeo aqui da demonstração: http://bcove.me/4z6w6trc

 

Nenhum comentário: