Estude grátis para concursos e exame da OAB

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Singularidade : Os robôs estão vindo para roubar os nossos empregos


São robôs à beira da inteligência real?

Se você se preocupa que os robôs estão vindo, não se preocupe, porque eles já estão aqui.

Agentes de inteligência artificial já estão envolvidos em todos os aspectos de nossas vidas - eles mantêm nossas caixas de entrada livre de spam, eles ajudam-nos a fazer nossas transações na web, eles controlam nossos aviões e se o Google conseguir o que quer, em breve eles controlarão nossos carros.
"Eles estão embutidos no tecido de nossas vidas cotidianas", disse à BBC o chefe da AI Singularity University, Neil Jacobstein.
"Eles são usados ​​na medicina, no direito, em design e em toda a indústria automotiva".
E a cada dia os algoritmos que ele geram e podem controlar estão ficando cada vez mais aprimorados.
Isso significa que uma das maiores missões do mundo moderno - a busca para fazer máquinas tão inteligentes como os humanos - poderia estar perto de se concretizar.
O sr. Jacobstein prevê que a inteligência artificial vai ultrapassar a inteligência humana em meados de 2020, o que nos remete a pergunta: como que uma sociedade dominada pela inteligência artificial vai se parecer, e qual será a nossa função nela?

Roubar empregos? Será que vamos trabalhar lado a lado com robôs?

Podemos começar a colocar os pés para cima mais, ainda é o começo desse mundo...
A empresa chinesa Hon Hai, maior fabricante de eletrônicos do mundo, anunciou que pretende construir uma fábrica de robô e substituir 500.000 trabalhadores com robôs ao longo dos próximos três anos.
Mas não ter um trabalho também significa não ter um salário, uma mudança radical para um mundo onde nos acostumamos a trabalhar para ganhar a vida .
"A inteligência artificial causará desemprego significativo, mas não se compara com a pobreza", disse Jacobstein .
"A inteligência artificial e outras tecnologias exponenciais vão gerar vastas quantidades de riqueza.
"Nós temos que estar dispostos a mudar o contrato social que temos com as pessoas sobre como a riqueza é distribuída".
Ele tende para uma visão otimista onde máquinas e seres humanos trabalham em perfeita harmonia, lado a lado.
"A melhor combinação para resolver o problema é um ser humano e um computador", disse ele.

Futuro perigoso.

Autor e documentarista James Barrat pensa de uma forma muito diferente. Ele está tão preocupado com o ataque de inteligência artificial que escreveu um livro sobre isso.
Nossa invenção final examina se a crescente dominação da inteligência artificial vai significar o fim da era humana.
"A inteligência artificial é uma tecnologia de uso duplo, como a fissão nuclear. A A fissão pode iluminar cidades ou incinerá-las. Nos níveis avançados, a inteligência artificial vai ser ainda mais volátil e perigosa do que a fissão, e isso já está sendo transformado em armas, drones autônomos e robôs no campo de batalha", Barrat disse à BBC .
"Mais do que qualquer outra ciência nos obriga a nos sondar - o que são essas coisas que chamamos de inteligência, consciência, emoção?
A revolução do robô pode estar um pouco distante. Os vídeos postados online mostraram que os robôs se mantém muito mais lento do que os humanos, muitas vezes instáveis e com dificuldades para resolver desafios complexos.

Google bot

Será que o Google vai construir um robô de verdade agora?
No entanto há uma corrida em torno de robôs e inteligência artificial no momento. Google acaba de comprar oito empresas de robótica, enquanto o Facebook tem o seu próprio laboratório de AI.
A especulação é abundante sobre o que o Google vai fazer com a sua nova aquisição.
Os robôs do Google podem ser muito poderosos , acha que o Sr. Barrat.
"Esse é um caminho para a inteligência do nível humano. Um assistente pessoal de alta qualidade não seria apenas um smartphone - Ele teria um corpo humanoide, por isso poderá conduzir o seu carro, usar suas ferramentas, cuidar do bebê, agir como seu guarda-costas se for necessário", disse ele .
Se a ascensão dos robôs é inevitável – os homens acabarão saindo da hierarquia da tomada de decisões. O que significa que robôs controlarão robôs.
Isso já estava acontecendo em nossos laptops e computadores, disse Jacobstein.
"O software anti-vírus são basicamente técnicas de IA que estão sendo usadas para detectar outros AIs que chamamos de vírus e worms" disse ele.
"Gostaríamos de construir o mesmo sistema de controle de camadas que precisamos no dia a dia com os humanos. Queremos olhar para os riscos e criar controles que controlem o comportamento desonesto ", disse ele .

Atualização do cérebro

Enquanto o Sr. Jacobstein permanece otimista sobre a evolução dos robôs, ele está bem ciente de que muitos veem isso como a fonte dos pesadelos.
"Algumas pessoas perguntam: Como é que você dorme à noite sabendo as perspectivas para a inteligência artificial? Mas não é a inteligência artificial que me mantém acordado à noite, é a estupidez humana", disse ele.
Para ele, a única maneira que os seres humanos vão ter para manter-se com os robôs é se tornando mais evoluidos, assim como eles.
"Nossos cérebros não têm tido uma grande atualização faz 50.000 anos, e se o seu laptop ou smartphone não teve um upgrade em cinco anos você pode se preocupar", disse ele.
Já temos acesso à inteligência artificial com o Google Now e que é constantemente conectado à web via nossos smartphones, por isso não é muito impossível pensarmos que implantaremos silício em nossos crânios e faremos upgrades em nosso cérebro.

E poderá essa ser a única maneira de mantermos nossa existência junto com os robôs.

 Fonte: http://www.cupomofertadesconto.com/5-singularidade-robos-roubar-nossos-empregos.html

Nenhum comentário: