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terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Análise do mercado de cupons de desconto em 2014 e perspectivas para um futuro próximo

Análise do mercado de cupons de desconto em 2014 e perspectivas para um futuro próximo.

2014 foi um ano muito bom para o mercado de cupons de desconto, pelo menos para o Brasil. Aos poucos os milhões de compradores virtuais que existem no país estão se atentando às maravilhas que os cupons de desconto podem lhe fornecer, sejam para compras pequenas ou para grandes compras.
A cada dia mais e mais lojas brasileiras também estão abrindo os olhos para esse mercado e percebendo que o povo brasileiro já sabe pesquisar preços baratos. Mas isso não é de se espantar, hoje existem vários sites de pesquisa de preço (como o Buscapé, por exemplo) que fornecem formas fáceis e rápidas de pesquisa de preço dos mais variados produtos e das mais variadas lojas.
A loja hoje que quiser entrar no mercado tem obrigatoriamente que ingressar e formar parcerias com estes buscadores de preços ou então estará descartada certamente do mercado afinal, a concorrência é cada vez maior e o público está cada vez mais exigente com qualidade e preço de produtos.
Muitos outros fatores estão interferindo no mercado virtual como os melhoramentos logísticos no país e a globalização, que vem facilitando o fluxo de mercadorias e de capital. Isso faz com que cada vez mais grupos criem sites de venda que não possuem gastos com vendedores, estilo a Netshoes. A Netshoes mostrou ao mercado brasileiro que é possível vender (e muito) cortando gastos logísticos incríveis e trabalhando exclusivamente de forma virtual. E essa é a tendência atual, cortar gastos, vender mais e lucrar mais consequentemente. Atualmente a Netshoes conta com mais de 4 milhões de pesquisas mensais no Google o que mostra o sucesso da marca.
Nossa atual presidenta (Dilma Rousseff) em seus discursos já deixou bem claro que deseja ampliar a malha da internet brasileira em todas as formas. Ela pretende baratear e popularizar a banda larga em todo o país, levar internet para locais que nunca se pensou em usar um computador. Sabe o que isso significa? Milhões de novos usuários estão para ingressar na internet e com isso surgirão milhões de novos clientes em potencial para sites de vendas. Analisando somente esse viés já podemos pensar em um futuro próspero para o e-commerce em geral.
Salientamos também como o meio físico vem mudando a forma das pessoas comprarem nesse país. É visível que o tempo tem se tornado cada vez mais importante para as pessoas. Ninguém quer mais esperar horas em filas de bancos ou lojas. As pessoas querem as coisas rapidamente, com conforto e comodidade. Esse é só mais um fator que vem influenciando a forma como os brasileiros compram. O que há de melhor do que comprar da sua casa, sem enfrentar fila ou calor? As pessoas de uma forma geral têm se atentado a esses detalhes e como estamos nos tornando um país de idosos (o que é muito bom) estas pessoas tenderão a ingressar cada vez mais neste mercado virtual que só cresce no país.
É por isso que, quando analisamos as pesquisas orgânicas do Google quanto aos termos “desconto” e “cupom de desconto”, percebemos uma curva ascendente no decorrer dos últimos anos.
Desconto
Buscas orgânicas para o termo “desconto”
cupom de desconto
Buscas orgânicas para o termo “cupom de desconto”
Mais e mais pessoas buscam comprar na internet e cada vez mais pessoas estão aprendendo a usar os cupons de desconto. Mas as buscas orgânicas do Google são apenas uma forma de analisar o mercado. Analisando as buscas patrocinadas do Google podemos perceber um aumento de 63% do número de pessoas que buscam cupons de desconto em um período de um ano apenas.
buscas patrocinadas do google
Buscas patrocinadas do Google
O site webjump em uma de suas postagens mostrou dados bem animadores de 2014: Basicamente houve um aumento de 26% nas vendas pela internet somente no primeiro semestre de 2014.
Faturamento x pedidos
Faturamento x pedidos em 2014
Outra notícia importante que devemos salientar é que o M-commerce (mobile commerce) vem crescendo em ritmo acelerado! O site baguete já informou em 2013 que o número de compras e vendas via smartphone vem crescendo e vai crescer muito mais até 2015 na América Latina. A  Tata Consultancy Services (TCS) estima um crescimento de 35% nas compras online deste segmento. Mas estas vendas não virão somente de smartphones, existem hoje diversos aparelhos que possibilitam esse tipo de negócio como tablets e smart tvs (ver abaixo as pesquisas para esses produtos).
promocao-smartphone
Buscas orgânicas para o termo “promoção smartphone”
promocao-tablet
Buscas orgânicas para o termo “promoção tablet”
promocao-smarttv
Buscas orgânicas para o termo “promoção smart tv”
Com estes dados podemos perceber um aumento de mais de 100% para cada mercado respectivamente. M-commerce já é um mercado em consolidação e emergente, com público alvo em crescimento (pois já temos mais de 273 milhões de celulares no país) e com clientes com poder aquisitivo também em crescimento, afinal, o Brasil (aos troncos e barrancos) já é a 7ª maior economia do mundo.
Mas não foram somente as buscas por cupons, descontos ou produtos específicos que aumentaram em 2014 mas também promoções em datas específicas. Aos poucos o mercado virtual vem influenciando o mercado tradicional (físico). O que dizer de datas como o Black Friday ou o Cyber Monday? Sim, elas saíram do tradicional para o virtual (nos EUA), mas de um tempo para cá o virtual é que está influenciando diretamente o tradicional. Apesar das queixas acerca do Black Friday em 2013, o de 2014 veio com força total afinal, segundo o blog Pag Seguro, foi um aumento real de 51% nas vendas em relação ao ano  de 2013 e um faturamento estimado de 1,16 bilhão apenas no e-commerce.
Todo esse crescimento nos faz remeter e voltar aos cupons de desconto. A lógica atual do comprador brasileiro está se tornando: pesquisar preços em buscadores (Google shopping, Buscapé etc.) > buscar cupons de desconto para a loja escolhida > comprar o produto. Usando esse “método” é possível se economizar muito nas compras. O interessante aqui é que, diferente dos shoppings lotados, aqui você pesquisa tudo na comodidade da sua casa.
Outra coisa que influenciou diretamente nas vendas do e-commerce brasileiro foram os saldões. Muitas lojas vêm se atentando e criando “datas especiais” para si mesmo. Quase todos os meses ocorrem os SUBDAYS no Submarino, ou os Saldões do Walmart e das Americanas. Essas datas especiais estão se tornando cultural para essas lojas. Elas tiram um dia ou dois no mês para baixar os preços e isso aumenta circunstancialmente o faturamento dos blogs e site especializados em promoções.
Em resumo, 2014 mostrou-se um bom ano para sites do segmento de promoções, ofertas e cupons de desconto. Os próximos 4 anos prometem bons frutos devido aos anúncios do governo federal de aumento circunstancial do salário mínimo e do acesso à banda larga. Se isso se cumprir teremos muitos novos clientes em potencial para o e-commerce em geral. Esperamos que as crises econômicas internacionais não atinjam o país e que a economia global se fortaleça logo. Uma das poucas coisas ruins para 2015 é o dólar com preço elevado, mas estamos esperançosos. Que venha um ótimo 2015, que nossa economia cresça e que nossos blogs prosperem!

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