Estude grátis para concursos e exame da OAB

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Entenda um dos principais motivos para o aumento da sua conta de energia

Entenda um dos principais motivos para o aumento da sua conta de energia

Dilma presidenta



A energia elétrica é produzida por diversas formas mas as principais são pelo uso da água de rios movimentando turbinas (energia hidroelétrica) e por meio de queima de materiais esquentando caldeiras (termoelétricas).

A hidroelétrica é mais caro no início devido à instalação da hidroelétrica. E esta forma de geração de energia é danosa ao meio ambiente devido à grandes inundações que ocorrem nas áreas das lagoas das hidroelétricas.

Já as termoelétricas gastam menos na instalação. O problema está na aquisição do material para ser queimado (o que queimar?) e no transporte do mesmo até as usinas. Isso encarece muito o processo de geração de energia e acaba fazendo o uso desta técnica ser mais cara do que as hidroelétricas.

O que ocorre no Brasil no momento é que estamos em um processo de seca talvez nunca visto na nossa história (de somente 500 anos). Está faltando água no Sudeste e lá existem grandes hidrelétricas produtoras de energia para todo o país (afinal nossos sistema energético foi unificado com os 12 anos de PT).

O país está tendo que reativar e ativar novas termoelétricas e esse processo é bem mais caro que o nosso tradicional (hidroelétrico). Partimos para a logística nacional e ficamos ainda mais preocupados. Transportar material de cana para ser queimado nas termelétricas é um processo caríssimo pois as vias são intrafegáveis, não existe um sistema ferroviário decente no país e a maioria deste transporte é feito por caminhão.

Lamento informar mas a situação está ficando feia. Estamos pagando pelo descaso histórico com o meio ambiente (na Amazônia) e pela falta de investimentos na nossa infraestrutura logística. O povo pena, os animais também, o caos se espalha. Dilma tem pouco tempo para pensar junto com sua equipe, percebemos claramente que a eleição retirou muito da sua força. Pelo bem do país, te desejamos boa sorte presidenta.

Nenhum comentário: